segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uma espiadinha no futuro

Sou fascinado pelas possibilidades da tecnologia. Graças a ela, conheci muitas pessoas pela internet, carrego um telefone onde quer que esteja, recebo um vídeo de alguém na China em menos e 1 minuto. Ok, para você que não viu o mundo sem essas possibilidades a uns 20 anos atrás, deve estar achando esse post antigo. Conseguir uma linha de telefone normal, era uma tarefa complexa. Demorava para liberar e de brinde um custo astronômico. Quando fiz um comercial de TV na minha agência de publicidade, que ia ser veiculado no Paraná, tivemos que usar a transmissão do vídeo via satélite, que necessitava de equipamentos especiais e só em Florianópolis, por um serviço em determinada hora da Embratel. Imagine receber da China.

Todos vivemos em um outro mundo, com comunicação instantânea e tudo que você já sabe. Aliás andamos tão conectados, que começamos a nos questionar se tal visibilidade, seja nas redes sociais até as webcams on line em serviços como LiveStream ou Twitcam estão nos expondo demais, tirando nossa privacidade. O twitter nos faz compartilhar até uma ida no banheiro, justificando uma ausência momentânea. Para mim, isso é uma decisão pessoal. Você não precisa estar conectado. Basta não mandar email ou visitar sites, nem twittar. Coisa boba ficar discutindo que estamos sendo violados em nossa liberdade individual, afinal a liberdade de se expor é sua. A única situação que considero um pouco ruim, é quando você coloca uma foto sua junto com algum amigo, em redes sociais com Facebook ou Orkut, sem ele saber ou autorizar.

Se o futuro é inevitável, a previsão só pode ser que estaremos ainda mais conectados. E dá? Nossa … ainda virá muita coisa, além do que você verá nesse post.

O primeiro vídeo foi enviado pelo amigo Adalberto Day em um momento que não sabia o que escrever hoje. Obrigado, por inspirar esse post.

Um comentário:

  1. Parabens pela metéria, ótimo vídeo Claus!!!

    Seu Blog está mto bacana!

    abraços

    Ricardo
    Woelfer Tecnologia Contábil Ltda

    ResponderExcluir