domingo, 13 de outubro de 2013

Materializando obras de arte através do 3D

Obras arte digitalizadas 02

Obras de arte dos maiores pintores da humanidade sempre foram copiadas e falsificadas ao longo do último século. Eram cópias precisas em todos os sentidos. Um holandês complicou ainda mais a vida dos originais.

Nossa percepção de textura, profundidade e cor dependem de uma série de fatores, inclusive a forma com que nosso olho recebe a imagem pela  triangulação que eles fazem. Através de um sistema de captura de imagens em 3D, usando câmeras fotográficas de 40 megapixeis, o pesquisador holandês Tim Zaman criou um scanner de altíssima resolução em 3D para pinturas que consegue digitalizar todo esse processo. Ele fez uma varredura em duas obras de Rembrandt e uma Van Gogh. Para visualizar o resultado, elas foram impressas em uma impressora Canon 3D de quatro cores no tamanho original.

Isso abre um mundo de possibilidades, inclusive museus do mundo e até escolas terem uma reprodução quase perfeita (textura e cor) dessas obras. Confira mais informações sobre esse incrível projeto no site de Tim Zaman.

 

Obras arte digitalizadas 01

Obras arte digitalizadas 04

Obras arte digitalizadas 09

Obras arte digitalizadas 05

Obras arte digitalizadas 06

Obras arte digitalizadas 07

Obras arte digitalizadas 03

Obras arte digitalizadas 08

Obras arte digitalizadas 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário