sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A teoria da diversão

Quando você vai à um shopping ou outro lugar que tenha escadas, e tiver a opção de usar a rolante ou até um elevador, qual você dá preferência? Apesar de mais saudável, um exercício diário que poderia ser usado para reduzir os efeitos dessa nossa vida sedentária, a maioria não iria optar pela escada.

Mas temos dentro de nós um botãozinho chamado diversão. Acionado corretamente consegue mudar comportamentos que parecem lógicos. Veja esse caso onde um grupo de engenheiros testou essa teoria de forma simples, só usando recursos visuais. Nessa estação de metrô a escada rolante fica ao lado da fixa, que não era a opção de 97% das pessoas que passavam por lá. A mudança de comportamento foi impressionante, porque 66% passaram a usar a escada fixa, inclusive idosos que se percebia a dificuldade em se locomover.

Mas essa foi uma das ideias que o projeto The fun theory criou na Suécia, apoiado pela Volkswagen\. Veja as próximas, onde cada uma faz com que comportamentos como jogar lixo na lixeira, garrafas pet nos pontos de coleta e andar na velocidade certa, fossem vistos de forma divertida e com resultados à olhos vistos.

Aqui, uma máquina divertida, para a coleta de garrafas plásticas.

E se fosse divertido jogar o lixo no lugar certo, em vez do chão?

E se você ganhasse na loto reduzindo a velocidade? Funciona assim: você passa na frente da placa, que indica a velocidade, sua placa é fotografada e depois ganha uma correspondência com um prêmio. A ação foi tão positiva, que depois de 3 dias, 24.857 carros começaram a passar nessa única placa de controle da velocidade, cuja velocidade média passou a ser de 32km/h.

Então se você faz algo que considera chato, pense em um jeito divertido de realizá-la. Limpe a casa dançando, estude para a aula criando uma música daqueles trechos que  precisa memorizar, faça uma reunião temática divertida, etc…

Post inspirado no primeiro vídeo, enviado por Wilfried Krambeck

Nenhum comentário:

Postar um comentário