quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Origens e mistérios ... da SEXTA-FEIRA 13!!!!!


Para alguns motivo de preocupação, para outros, até acreditam que traz sorte. Sexta-feira 13 faz parte daqueles mitos populares, que acho bem divertidos na nossa sociedade. Bem ... para mim.

Sabe o que significa: Paraskavedekatriaphobia? É uma expressão grega que deriva da reunião das palavras fobi a+ sexta-feira + treze, designando o medo da data, um sentimento que parece diminuído nos dias de hoje. No site de relacionamentos Orkut grande parte das comunidades dedicadas à sexta-feira 13 reúne adoradores da data, ou simplesmente pessoas que se dizem felizes por terem nascido nela.

Onde tudo começou?

Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.


Olha só que interessante também. O folclorista Mário Solto Maior conta, em seu livro Folclore quase sempre conta que historiadores nunca encontraram nenhum decreto assinado no dia 13 em toda a história da Roma antiga. Ainda, em 700 antes de Cristo, Hesíodo aconselhava a não plantarem nenhuma semente nesse dia.

Veja algumas coincidências interessantes:


  • O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
  • A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Vivos!
  • O cubano Fidel Castro nasceu numa sexta-feira 13 em agosto de 1926 e a britânica Margareth Tatcher também, em outubro de 1925. Agora imagine ter um irmão gêmeo, fato também considerado diabólico em algumas culturas populares, e ainda ter nascido nesse dia fatídico. Pois esse é exatamente o caso de Mary Kate e Ashley Olsen, nascidas em junho de 1986, numa sexta-feira 13. Já o rapper Tupac Shakur foi assassinado na sexta-feira 13 de setembro 1996.
  • A banda de heavy metal Black Sabbath (nome de um ritual de magia negra) lançou seu primeiro álbum homônimo no dia 13 de fevereiro de 1970. Apegado à data, o ex-vocalista da banda escolheu esta sexta-feira 13 para lançar o primeiro single de seu novo trabalho, a faixa ‘I Don't Want to Stop’. O filme ‘Harry Potter e a Ordem da Fênix’ também escolheu a data para seu lançamento em julho, quando o dia 13 e a sexta-feira se encontram pela segunda e última vez em 2007.


Mitologia

Loki - espírito do mal na mitologia Nórdiga
Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.


Mas enfim, porque o número 13?

A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta – até em países cristãos – é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, “E pluribus unum” (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Em alguns edifícios da Europa o 13º andar é substituído por "12-A" e, nos Estados Unidos, muitos prédios não tem o bendito andar. Ah! as poltronas dos teatros de lá também não têm o 13. Mas o número 13 não é só associado ao azar. 13 é o número da borboleta no jogo do bicho e também é o número dos anjos. Para muitos, o número 13 é Sorte pura.

Bem, lhe desejo uma ótima sexta-feira 13.




Fontes: Yahoo respostas, Revista Decifra-me, Artigonal

Um comentário:

  1. Meu dia de sorte 13, Pois Conheci meu marido no dia 13 no próximo dia 13 começamos a namorar e no dia 13 do outro mês terminamos e no outro mês novamente dia 13 voltamos! Será que isto é coincidência, destino ou é meu dia de sorte? Sempre fico me perguntando!
    By: Claudia e Alex -> Forever 13.

    ResponderExcluir