sábado, 11 de fevereiro de 2012

As gigantescas cidades fantasmas chinesas

A China se orgulha de ostentar seu incrível crescimento econômico, sustentado pelos preços baixos de manufatura. O primeiro mundo (que sofre sua terrível recessão) aproveita há um bom tempo desses "generoso" fator para aquecer seu consumo e aumentar seus lucros. Ok, na busca de resultados, temos que sobreviver, então as grandes multinacionais migraram uma boa parte de sua produção para lá. Eles aproveitam as condições favoráveis à esse lucro maior, entre as quais a conhecida escravidão proletária, ou seja, ganhar pouco e trabalhar feito um condenado.

Mas dinheiro, capital, dá poder. Ter dados que comprovem isso, é prova de admiração e troca de moeda para a China. Lembro de ter assistido esse documentário, ou parte dele em alguma emissora de TV aberta. Meu amigo Wilfried Krambeck me enviou esse link ontem por e-mail, onde prestei mais atenção nessas revelações de mais um lado obscuro da economia chinesa. Esse documentário mostra como a China está criando um crescimento fictício para enganar o mundo sobre sua economia, construindo gigantescas cidades fantasmas. Aproveite que hoje é sábado, porque são 14 min de vídeo.



Essa reportagem passou ano passado no Fantástico sobre o mesmo assunto. Acredito que se inspirou nessa original de cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário