Entre tantos gênios que a terra gentil Brasil produziu, há um que se retrata melhor em preto e branco. As cores estão na emoção que transmitem, geralmente chocantes, mas também fascinantes. As fotos desse mineiro são verdadeiras obras de arte.
Ex-militante da esquerda brasileira, hoje é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.
O doutor em economia Sebastião Salgado somente assumiu a fotografia quando tinha uns 30 anos, mas a atividade tornou-se uma obsessão. Seus projetos de anos de duração capturam lindamente o lado humano de uma história global que muitas vezes envolve morte, destruição e ruína.
Esse vídeo além de mostrar um pouco de sua trajetória, é uma lição de vida sobre o que podemos e devemos fazer. Em especial, como plantou 2,5 milhões de árvores, de uma herança totalmente devastada. É uma mensagem inspiradora, emocionante e intimidadora. Valerá cada segundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário