Obras de arte dos maiores pintores da humanidade sempre foram copiadas e falsificadas ao longo do último século. Eram cópias precisas em todos os sentidos. Um holandês complicou ainda mais a vida dos originais.
Nossa percepção de textura, profundidade e cor dependem de uma série de fatores, inclusive a forma com que nosso olho recebe a imagem pela triangulação que eles fazem. Através de um sistema de captura de imagens em 3D, usando câmeras fotográficas de 40 megapixeis, o pesquisador holandês Tim Zaman criou um scanner de altíssima resolução em 3D para pinturas que consegue digitalizar todo esse processo. Ele fez uma varredura em duas obras de Rembrandt e uma Van Gogh. Para visualizar o resultado, elas foram impressas em uma impressora Canon 3D de quatro cores no tamanho original.
Isso abre um mundo de possibilidades, inclusive museus do mundo e até escolas terem uma reprodução quase perfeita (textura e cor) dessas obras. Confira mais informações sobre esse incrível projeto no site de Tim Zaman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário