É quase inevitável postar no blog sem uma imagem para ilustrar seu texto que na maioria das vezes é descartada para uso posterior. Experimentei vários aplicativos para capturar telas na web, tendo usado inicialmente o Screenshot no Firefox e depois uma extensão no Chrome chamada Lightshot.
Apesar de mais simples (em termos), o Lightshot é um add on (Firefox) ou extensão (Chrome) que permite editar uma captura de tela. Basta clicar no ícone que geralmente fica na mesma área dos favoritos do seu navegador e captura tudo que estiver na tela, inclusive vídeos que o software “fotografa” e te dá várias opções, inclusive editar on line, ou seja, sem necessidade de nenhum software de edição de imagem instalado. Algo que me chamou atenção, é a versão em português do Brasil, entre as tantas línguas disponíveis.
A página da net, igualzinha à essa imagem, onde fiz um círculo vermelho abaixo, para ilustrar uma das possibilidades mais básicas. É quase um Photoshop online, onde até retoque de olho vermelho possui.
Visitando o site, descobri que existe aplicação para o EI8 (quase não uso), Firefox e outra para uso no desktop. Para quem usa em apresentações e precisa de agilidade é uma excelente ferramenta, principalmente quando pesquisa na internet e logo copia/cola a imagem não precisando salvar as imagens individualmente.
Essa imagem abaixo é um exemplo de captura a partir do Wikipedia. Após o clique no ícone, a tela escurece e o software te permite selecionar a área que lhe interessa. Depois de escolhida, aparecem as opções embaixo de salvar ou copiar no clipboard (copiar e colar).
Se você achou interessante e quiser testar, basta clicar no ícone do navegador que usa ou se quiser instalar em seu PC, vá na primeira opção.
Se é para achar defeito no Lightshot, só lamento que ele não capture a página inteira, em vez de somente a área visível. Para isso, eu sempre gostei muito de usar o
Se você está no site cuja imagem deseja capturar, clique em qualquer área dentro do navegador ou diretamente no ícone que fica ao lado da caixa de pequisas do Google e abre um menu, diferente do Lightshot cujo processo é mais direto. Ao clicar o ícole ele abre as opções entre as quais destaca-se capturar a página inteira (inclusive a parte que fica embaixo) ou a visível, tipo printscreen.
Depois abre o editor, que está instalado no HD e não na net. Para ficar bem simples de entender, basta assistir essa demonstração direto no site deles, clicando na imagem abaixo:
O screenshot funciona muito bem no Firefox e Internet Explorer.
Comentários no Twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário