terça-feira, 10 de maio de 2011

Um mundo conectado mais livre e democrático.

Se por um lado as invenções não foram concebidas preocupadas só com evolução do homem, mas sim o lucro pelo tempo investido, por outro, os direitos autorais tem brecado muitas áreas de desenvolvimento humano. Vamos tomar como exemplo um simples trator. Aquele pequeno agricultor, quase de substência, precisará de muita economia para ganhar o suficiente para comprá-lo. Depois de finalmente adquirí-lo, terá que estar pronto para o seu custo de manutenção.

Uma das maiores revoluções das 2 últimas décadas na sociedade são os sistemas colaborativos. No código de software aberto, que resultou no Linux, Firefox, além de vários aplicativos que substituíram os equivalentes da linha Office, isso ficou muito claro. Compartilhar suas descobertas, permitindo que outras pessoas ajudem a aprimorá-las sem o pagamento de direitos autorais, pode se tornar uma das soluções para a maioria dos problemas do mundo.

Usando wikis e ferramentas digitais de fabricação, o polonês Marcin Jakubowski está criando projetos de código aberto para 50 máquinas agrícolas, permitindo que qualquer pessoa construa do zero seu próprio trator ou ceifadeira. E este é só o primeiro passo do projeto de que pretende escrever um conjunto de instruções para uma vila totalmente auto-sustentável (custo inicial: $10.000).

Com o que chama de "Projetos de código aberto para civilização", ele demonstrou essa possibilidade com máquinas construídas por ele, onde prenssou 5.000 tijolos em um dia e construiu um trator em 6 dias.

Um comentário:

  1. é isso Claus, o conhecimento do ser humano pertence ao mundo. Eu uso Linux nos meus servidores da empresa, nos Desktops e até no meu Home Cinema ligado à um sistema DTS de 10 canais + TV 42 Full HD Linux tbém !!!

    ResponderExcluir