terça-feira, 26 de junho de 2012

O futuro da exploração oceonográfica

Já vão anos em que na adolescência eu não perdia um documentário da série  de Jacques Cousteau. Os tempos mudaram e agora outro francês com o mesmo primeiro nome, pensou em algo bem ousado, como na época também foi o Calypso com seus equipamentos ultra modernos.

O arquiteto marinho Jacques Rougerie criou o SeaOrbiter, um enorme navio vertical com 51 m de altura. Seu objetivo é funcionar como um laboratório científico para os cientistas explorarem os oceanos onde está 80% de toda a vida na Terra.

Para deixá-lo mais estável, dois terços de sua estrutura permanecerá debaixo d'água, dando flutuabilidade, bem como facilitando o sistema de coleta de peixes para estudos do ecossistema pelágico, plâncton, biodiversidade e recursos haliêuticos. O projeto é resultado de 12 anos de planejamento, e apesar de parecer algo de um futuro distante, há boatos de que poderá ser iniciado em Outubro ao custo de 52,7 milhões dólares. Isso se a economia européia que anda sem fôlego permitir.

A pretensão é deixar que ele seja levado pelas correntes e tenha vida útil de 15 anos. Outro aspecto interessante é sua sustentabilidade, já que combina energia eólica, solar e biocombustível.

The Sea Orbiter 01The Sea Orbiter 02The Sea Orbiter 03The Sea Orbiter 04The Sea Orbiter 05

Veja nesse vídeo uma simulação do projeto em 3D.

=> Amazing Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário