Parece até linguagem de adolescente com seus códigos para emoticons, mas são as novas abreviações do mundo dos negócios.
Para quem ainda não se familiarizou com essa linguagem e-comercial da década de 2010, essa é mais uma chance:
B2B (Business to Business)
Essa é a mais conhecida e representa as transações entre empresas, ou seja, quando uma vende para outra. Ex.: indústria têxtil que compra a tinta para tingir os tecidos.
B2C (Business to Consumer)
É o comércio entre a empresa e o consumidor. Ex.: a loja de eletrodomésticos que vende um refrigerador para seu cliente final.
C2C (Consumer to Consumer)
Quando você como consumidor, vende seu carro diretamente à outra pessoa, ou seja, é o comércio entre consumidores. O caso clássico na internet é por sites de leilão como site do “Mercado Livre”.
B2G (Business to Governement)
São as transações entre empresa e governo. Os exemplos comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores.
B2E (Business-to-Employee)
Normalmente relacionado aos portais (intranets) que atendem aos funcionários. Tem por objetivo de ser uma área central de relacionamento com a empresa. Através dele os funcionários podem, por exemplo, pedir material para sua área, gerir todos os seus benefício ou até utilizar processos de gestão dos funcionários (faltas, avaliações, inscrições em treinamentos...).
Ainda existem as siglas invertidas como G2B e C2B que representam a inversão de quem vende e quem compra e variações como E2E e G2G que completam os relacionamentos possíveis.
Fonte: iMasters
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