segunda-feira, 28 de junho de 2010

Os túneis de Blumenau.

Interessante como ultimamente esse assunto tem sido alvo de comentários. Há muito tempo, ouvi essas histórias sobre nossos túneis na cidade. Muito se fala sobre a famosa visita de Hitler para Blumenau, vencendo a guerra ou até como sua fuga. A que eu mais conhecia era a ligação entre um túnel do Teatro Carlos Gomes e a beira Rio. Mas, convenhamos, a distância é tão pequena que nem valeria essa escavação. Com certeza uma visita dessas dificilmente iria passar despercebida. Aliás, conhecemos muito pouco sobre o quanto os colonos sofreram nesse período devido às ações nazistas no Brasil. Recentemente li "O Brasil na mira de Hitler"do jornalista Roberto Sander e fala a história do afundamento de navios brasileiros pelos nazistas. Esse é o foco principal do livro, mas como o acontece o envolvimento do nosso país e toda a infiltração da espionagem alemã, chama muita atenção.

Voltando ao foco desse post, os túneis desde tempos os tempos antigos derpertam nossa curiosidade. Gosto dessa idéia da lenda urbana. Na Europa há uma história para cada canto do continente. Quanto aos existentes em Blumenau, pessoalmente, na época que participava do NuTe (Núcleo de Teatro Experimental), tive a oportunidade de descer embaixo do palco giratório e ver a existência de uma passagem ou algo parecido. Como não cheguei a entrar e explorar, segue mais uma fagulha ao assunto.

Na reportagem feita pelo programa "Estúdio Santa Catarina", cita-se ligação entre o antigo convento e seminário, como espaço para encontros amorosos. Adivinha se os religiosos confirmam ou dizem que são histórias inventadas? Se eu fosse um deles, logicamente diria que tem gente doida inventando besteira, mesmo que fosse verdade. Estão por aí os padres pedófilos, criminosos protegidos durante anos e ainda exercendo seu ofício. Verdadeiras raposas em pele de ovelhas. Pelo assunto ser extremamente polêmico, é apenas uma dúvida, uma história, que naturalmente pode não ter nada de verdade.



Vale destacar esse excelente artigo do jornalista Carlos Braga Mueller, escrito na coluna no blog do Adalberto Day.

Se você que está lendo tiver mais informações para enriquecer esse assunto, comente ou mande email para clajen@gmail.com.

2 comentários:

  1. Qual é a loja na Rua XV, que fala no vídeo,que foi reformada, e acharam "tuneis" e é aberta ao publico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a Havan. Bem embaixo das escadas, tem o porão para todos verem.

      Excluir