sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A sedução pelo amor ou o ódio

As cenas são clássicas e porque não dizer mitológicas. Em primeiro (por ser mais importante) Chalie Chaplin fazendo uma paródia do discurso inflamado de Hitler. Nessa guerra que marcou a história da humanidade pela forma com que reuniu atrocidade e tecnologia. Dizem que ela é contada na versão dos vencedores, e que muita coisa não foi exatamente do jeito que conhecemos. Muitos alemães, com quem conversei, comentaram isso, mas preferem não tocar no assunto.

Hitler não foi só um governante. Foi um mito, do mal, da crueldade, mas também da inteligência bélica. Não dá para admirar o horror desumano que promoveu, mas também é impossível deixar de observar a evolução e novos conhecimentos que revelou na sua busca insensata pela vitória. Infelizmente o ser humano não aprenderá e acredito que daqui a alguns anos algum louco inventará uma razão para deflagar algo parecido. Tudo é cíclico, afinal está aí a história da humanidade para provar isso.

Trecho do filme "O grande ditador" (The great dictator), 1940 de Charles Chaplin com legendas em português

Discurso de Hitler em 1939 para a Força Jovem Hitleriana, onde pode se analisar a força da oratória do Ditador e o seu poder de dominar as massa

Nenhum comentário:

Postar um comentário