sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Seu smartphone pode fazer brilhar edifícios

O mundo eletrônico tem muitas surpresas ainda. Depois das tão conhecidas projeções de imagens em vídeos, uma experiência com o conceito de realidade aumentada, foi desenvolvido pelas Universidade alemãs de Munique e Saarbruecken. A "iRiS (Immediate Remote Interaction System)" pode transformar e animar uma fachada como essa do Ars Electronica em Linz, na Áustria.

O sistema é controlado por um smartphone que usa um aplicativo de controle do sistema de iluminação do edifício. O software tem 2 aplicativos que lhe permitem não só desenhar com cores a fachada de um prédio, como jogar jogos simples, como um quebra cabeças básico.

A fachada é coberta por uma série de dispositivos luminsosos, conforme mostra o vídeo abaixo, que permitem essa possibilidade, além do sistema remoto de controle.

Eles definem assim Projeto iRiS em seu site:

"Ao combinar um aplicativo para celular desenvolvido recentemente, com a fachada do prédio da ARS Electronica, nós quisemos diminuir as barreiras na interação com esse tipo de fachada. Desenvolvemos 2 tipos de aplicação: com o primeiro, o usuário pode “pintar” interativamente a fachada “tocando” a tela do smartphone. No segundo aplicativo, os usuários podem até resolver um quebra cabeças, que aparece na fachada. iRiS (Immediate Remote Interaction System) é um projeto de pesquisa de duas universidades, a de Saarbrücken e de Munique, todas na Alemanha."

 

Eu li no Mooz

Nenhum comentário:

Postar um comentário