sábado, 12 de março de 2011

Você já imaginou ir desse jeito para a praia?

Nada de biquinis sumários, nem fios dentais ou calções masculinos. Vamos ser sinceros, perderia um pouco de graça. Até os homens a 100 anos atrás não deixavam o peito cabeludo à mostra. Nessa coletânea de fotos, frequentadores em suas praias no começo do século passado, entre 1900 a 1920. É fantástico que a fotografia possa congelar isso na história.

Imagine o quanto as pessoas deveriam se sentir não à vontade pela preservação dos bons costumes, sendo focado com aquela caixa preta enorme sobre um tripé e alguém segurando aquele suporte com pólvora para auxiliar a luminosidade. Olhando sob esse aspecto, o resultado é pura arte, uma composição digna das melhores telas.

Nessa primeira já se vê uma mulheres e homens vestidos, sentados na areia molhada. Em outras cenas crianças no mar, com aquela clássica roupa que lembra marinheiro. As 3 moças sentadas à beira da piscina, semi vestidas, deviam ser vistas como “ousadinhas demais”. Imagine a reação deles, se soubessem que 1 século depois, haveriam vários lugares onde se andaria sem roupa nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário