sexta-feira, 30 de março de 2012

O estacionamento é mais encima ou embaixo

Se há uma coisa que estamos ficando limitados é o lugar para nosso carro. As ruas são ampliadas para dar vazão ao enorme fluxo de veículos usando o espaço do estacionamento. Soluções parecem cada dia mais complexas, mas já existem em países do primeiro mundo.

A tecnologia é o principal aliado, com seus sistemas hidráulicos e automatizados. E o caminho não é segredo: para cima. Nos próximos vídeos você irá ver algumas soluções interessantes (nada tão novo assim), como nesse primeiro onde eles usam um elevador para o espaço de uma vaga, com dois carros.



Em Amsterdam (Holanda) existe um estacionamento totalmente automatizado. Vertical ou horizontal, sua grande sacada é deixar tudo na mão dos computadores. Junto com o operador, um sistema complexo de esteiras estacionam na vaga e o levam de volta. Nada de motoristas inábeis, que podem dar uma arranhada.


Esse é um dos mais famosos estacionamentos automatizados no mundo. É incrível, não só seu sistema mas a altura em que estão estacionados. O elevador tem o tamanho exato para encaixe do carro, ocupando o espaço mínimo, com eficiência máxima. Coisas da Alemanha, mas poderia ser no Japão, que possui soluções incríveis.


Lembro que todos esses vídeos são de sistemas funcionando. O primeiro, apesar de parecer uma demonstração, não é novidade no Japão, onde existem prédios com esse tipo de sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário