quinta-feira, 15 de março de 2012

O show dos quadrotors

No final do mês passado, esse vídeo foi apresentado na Conferência TED2012 em Long Beach (Califórnia), um encontro internacional de pessoas, idéias de tecnologia, entretenimento e design. Tudo começa com alguns quadrotors que saem de caixas e daqui a pouco começam a sobrevoar instrumentos musicais.

Esses pequenos robôs voadores vão começando a tocar os que encontram, como o teclado, bateria e maracas, um címbalo e pela primeira vez uma guitarra adaptada a partir do estrado de um sofá. Um microfone especial ligado à estrutura, vai registrando as notas. Outro dado interessante, é que eles não são controlados por controle remoto, como estamos acostumados a ver. Foram programdos para desempenharem essa função de forma autônoma. 

A ideia surgiu na Penn Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas, um lugar de onde surgiram algumas das pesquisas de robótica mais inovadoras do planeta, em grande parte saindo da Robótica Geral, Automação, detecção e Percepção (GRASP) Lab. Os engenheiros da Penn, Mellinger Daniel e Kushleyev Alex se empolgaram tanto com o potencial desse tipo de equipamento, que resolveram formar uma empresa chamada KMEL Robótica , que vai projetar e comercializar esses quadrotors.

Ei, você prestou atenção na música? Isso mesmo, é o famoso tema do espião inglês James Bond, que aliás combina com esse tipo de tecnologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário