Talvez você já tenha recebido um email sobre esse caso interessante. Achei que se encaixaria perfeitamente nesse espaço aqui, porque realmente chama atenção. As plataformas de petróleo marítimas, são um incrível resultado de engenharia. Nenhum ser humano sobreviveria descer naquela profundidade, e mesmo assim elas são construídas e se mantém fixas sob o mar e suas intempéries.
Segundo o relato do email, durante as férias de um engenheiro-mecânico, ele encontrou um colega de faculdade, que trabalha na Petrobrás. Ele contou-lhe a história de que, ao descerem a principal estrutura de válvulas de abertura e fechamento de um poço de petróleo, que na gíria chamam de “árvore de Natal” (imensa e caríssima), na descida, a (muitos) metros de profundidade, perceberam uma grande instabilidade. Pararam a descida e redirecionaram um submarino – robô para observar pelo vídeo o que estava acontecendo.
Deram de cara com um imenso Marlim, calculam que de uns 250 kgs, “preso” na estrutura que, mesmo tão pesada, estava totalmente instabilizada em função do tamanho do marlin que se debatia. Como parece uma boa estória de pescador, nosso engenheiro pediu a ele a filmagem.
Enviado por Wilfried Krambeck
Nenhum comentário:
Postar um comentário