Fala-se tanto em sustentabilidade em todas as áreas, mas são tantos pontos isolados que nos perdemos nesse conjunto. É preciso atitudes integradas e dentro de uma linha de pensamento. Ontem comemoramos o dia do meio ambiente, sem números para tal, seja no que tange a sua destruição ou a falta de boas soluções para o descarte do lixo.
Nessa entrevista (9min43seg) de Roberto Voltolini, autor de “Conversa com líderes sustentáveis”, ele mostra que liderança não é só aquilo que você faz, mas principalmente o que inspira os outros a fazerem.O livro é baseado em 10 entrevistas com profissionais de negócios muito bem sucedidos, que querem lucro sim, mas em primeiro lugar respeitando o meio ambiente e o futuro. Segundo suas palavras: “A sustentabilidade vai muito além de reciclagem de lixo e economia de papel. A visão de sustentabilidade começa nas decisões de estratégia e chega a todas as áreas das empresas, com uma grande preocupação em relação ao cuidado com os funcionários.”
Um dos exemplos que ele cita na entrevista, é do Fábio Barbosa, ex-presidente do Banco Real, hoje presidente do conselho do Banco Santander. Logo no final dos anos 90, quando o ABN Amro (hoje Santander) comprou o Real, Fábio queria estabelecer o conceito de um banco de valor tanto para os acionistas quanto para a sociedade. Isso fez ele propor uma idéia inédita: não mais emprestar dinheiro que devastassem a amazônia ou que estivessem ligados a negócios controversos. Levando em consideração um banco, essa proposta deixou inicialmente todos acionistas boqui-abertos, já que para o banco não interessa onde o cliente usa o dinheiro. Resposta de Fábio: Perderemos alguns poucos clientes ruins, que talvez não tenham condições futuras de honrar esse empréstimo e ganharemos muitos clientes bons, que virão ao banco por pensar e acreditar naquilo que a gente acredita.
Sobre o autor:
Ricardo Voltolini é jornalista, especialista em planejamento de comunicação e marketing institucional, e diretor de Idéia Sustentável – Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, empresa que atua em consultoria, educação, conteúdos e comunicação da sustentabilidade. MBA formado pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), é consultor desde 1993, tendo desenvolvido sólida carreira em gestão de Terceiro Setor, investimento social privado, responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, temas nos quais costuma ser apontado como referência no país. Como conferencista, realizou, nos últimos dez anos, mais de 500 seminários, abordando, na maioria dos casos, temas ligados a sustentabilidade para públicos de empresas. Publisher da revista Ideia Sustentável, uma das primeiras sobre o tema no Brasil, foi incluído, em 2011, na lista TOP 10 de jornalistas de sustentabilidade para o Prêmio Greenbest. Pela Editora Senac São Paulo, organizou o livro Terceiro Setor: planejamento & gestão, do qual também foi autor do capítulo sobre comunicação e marketing, e escreveu um capítulo sobre marketing ambiental para o livro Modelos e ferramentas de gestão ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário