domingo, 3 de março de 2013

A torre ovo gigante no zôo da Finlândia

Torre ovo 04

 

Mesmo com a Páscoa chegando, isso não tem absolutamente nada a haver com essa torre ovo gigante de 10 m de altura, construído no Zôo Korkeasaari na capital finlandesa. Ele foi chocado, ou melhor dizendo, criado e desenvolvido por estudantes de vários países (Finlândia, Holanda, Japão, Portugal e USA) na Universidade de Tecnologia de Helsinki, da “refrescante” Finlândia.

 

Torre ovo 01

 

Erguida em 3 meses, não teve moleza. Foi tudo feito a mão provando que tecnologia não precisa só ter a haver com computador. Ok, a primeira parte teve, porque os alunos planejaram todos os detalhes em um software 3D. Sua forma oval foi inspirada em antigas técnicas nórdicas para construção de embarcações, utilizando vapor para madeira.

 

Torre ovo 03

 

Como vocês podem observar nas imagens, ela possui 2 patamares, é totalmente fechada por essa “grade de madeira”, mas no topo ficou um “teto solar”, ops … uma abertura redonda.

 

Torre ovo 05

Torre ovo 07

 

Seu conceito estabelece uma conexão superior entre as pessoas e o meio ambiente, já que é totalmnete aberto. Feito completamente de madeira laminada local, ele foi tratado com óleo de linho não-tóxico que protege a madeira do envelhecimento e dos raios UV. O projeto foi supervisionado pelo professor Jan Söderlund do Estúdio da Madeira na Universidade de Tecnologia de Helsinki, o arquiteto Risto  Huttunen e a empresa Avanto Architects.

Nenhum comentário:

Postar um comentário