segunda-feira, 11 de março de 2013

No coração mítico do Chile, o único hotel astronômico do hemisfério sul

Hotel Elqui Domos Chile 03

Essas construções meio lunáticas fazem parte de uma modalidade de hotéis: os astronômicos. Hoje no mundo, só existem 7 e esse por exemplo, é o único do hemisfério sul. Ele fica no mítico Vale do Elqui, a 500 quilômetros ao norte de Santiago, na região central do Chile. A falta de chuvas e o clima agradável durante todo o ano criaram as condições perfeitas para o turismo astronômico, onde os hóspedes podem se reunir para desfrutar de uma oportunidade única em observar o céu geralmente claro cheio de estrelas.

O nome Vale do Elqui tem inspiração no rio que desce da cordilheira até o mar. Por boas razões ganhou a fama de ser uma zona de singular energia, algo assim como um irmão sul-americano do Tibete. Muitas pessoas acreditam nisso e aproveitam suas quebradas e os pequenos povoados para encontrar a paz além de um benéfico clima mediterrâneo.

Hotel Elqui Domos Chile 01

No hotel você encontra uma espécie de sete barracas ou cabines para 4 pessoas na forma de cúpulas geodésicas de PVC sobre uma plataforma de madeira. Dentro, algumas características próprias desse tipo de hotel, como grandes clarabóias angulares e telhados com plataformas de visualização, além de cúpulas motorizadas que possuem telescópios tipo CGEM equatorial alemães que permitem observar a lua, estrelas, galáxias e constelações com todo o conforto.

Hotel Elqui Domos Chile 08

Hotel Elqui Domos Chile 05

Hotel Elqui Domos Chile 06

Hotel Elqui Domos Chile 02

Hotel Elqui Domos Chile 07

Hotel Elqui Domos Chile 04

Hotel Elqui Domos Chile 14

Mas não é só do quarto que você irá apreciar o cosmos, você ainda poderá fazer cavalgadas noturnas "astronômicos", meditação e leituras de tarô. Interessantíssimo né? Achei interessante a área verde ao redor do hotel.

 

Hotel Elqui Domos Chile 09

Além das cúpulas geodésicas de PVC, existem outros tipos de construções um pouco mais “tradicionais”.

 

Hotel Elqui Domos Chile 11

Hotel Elqui Domos Chile 10

Hotel Elqui Domos Chile 12

Hotel Elqui Domos Chile 13

Hotel Elqui Domos Chile 15

Recentemente o hotel encomendou para o fotógrafo americano James Florio, para criar um filme time lapse que documenta o dia e capta alguamas cenas noturnas no hotel. O projeto levou mais de 6 meses para ser concluída e reúne mais de 23.000 fotos, e um arquivão de 300GB para as filmagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário