sexta-feira, 8 de março de 2013

As imagens subaquáticas de Bruce Mozert

Fotos antigas subaquáticas 07

Fotógrafo que quer ver seu trabalho destacado não pode ficar só nas posezinhas bonitas, tem que ousar. Essas imagens já revelam uma grande ousadia de Bruce Mozert, um fotógrafo que foi um grande inovador na década de 50, se especializando em imagens subaquáticas.

Não sei quanto à vocês, mas só de pensar em abrir os olhos debaixo da água já me causa incômodo. Imaginem ter fôlego e concentração para deixá-los abertos até que finalmente o clic certo seja feito.

As fotos tem uma naturalidade incrível, parece que fazem isso como se estivessem respirando água, algumas tem até jeito de sereia. Ele era obssecado pelos detalhes, tanto que fazer essas cenas parecem tão reais quanto possível, ele usava fermento em pó para criar a "fumaça" em pó que sai do churrasco debaixo d'água.

 

Fotos antigas subaquáticas 08

 

Hoje certamente nós faríamos isso tudo no photoshop. É importante lembrar que na época era possível retoque no negativo ou direto no papel fotográfico. Eu pessoalmente acredito que essas imagens devem ter sido feitas e reveladas sem interferência posterior.

 

Fotos antigas subaquáticas 03

Fotos antigas subaquáticas 04

Fotos antigas subaquáticas 05

Fotos antigas subaquáticas 09

Fotos antigas subaquáticas 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário