sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Já ouviu falar de Girocóptero?

Na segunda-feira dessa semana postei sobre motos com cara de carros. Parece que a tendência de reduzir já pegou também há muito tempo os helicópteros. Ele até lembra um ultraleve, mas suas características de navegação o colocam na categoria de Girocópteros ou autogiros.

É uma aeronave que voa empregando uma asa rotativa (rotor) que funciona sem acionamento mecânico, girando pelo princípio de auto-rotação, o qual substituí o pára-quedas numa emergência. Esta é a única aeronave que não possui Stol de baixa velocidade (perda dos comandos), simples e econômica, sobretudo de fácil pilotagem. Uma das grandes características do GIROCÓPTERO, é a facilidade de ser transportado, armazenado e de fácil montagem e desmontagem, cerca de 10 minutos. O transporte da aeronave pode ser feito em uma carreta, a mesma usada para motos, só modificá-la.

Outra característica vantajosa é a sua hangaragem. No lugar de um monomotor convencional, cabem oito girocópteros. Ele pode ser guardado na garagem de sua casa. Para desmontá-lo, basta apenas retirar quatro parafusos. Os primeiros Girocópteros operacionais, surgiram na Europa, na década de 1920, graças ao trabalho do engenheiro espanhol Juan de La Cierva.

O primeiro girocóptero brasileiro surgiu no Brasil, através do engenheiro Altair Coelho - o AC-4 Andorinha. Altair Coelho cedeu o projeto do AC-4 Andorinha para seu amigo MONTALVA, a partir dos anos 80, o girocóptero iniciou sua fabricação em série pelo MONTALVA e seu filho José Carlos. Foram fabricados 447 unidades.

Veja esse especial do History Channel




Agora só faltava sentir como é estar dentro de um. Aprecie:


Informações extraídas do site do fabricante Montalva

2 comentários:

  1. Claus
    Todos os vídeos, sensacionais.
    Muito bom ter conhecimentos dessas tecnologias, inventos e coragem muitas vezespara o sucesso.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir
  2. ...pessoal...há alguma linha de pesquisa e desenvolvimento de girocópteros aqui na serra gaúcha...pela região de Gramado?
    obrigado

    ResponderExcluir