sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Os primeiros, que não vi, porque não vivi naquele período.

Em 18 de Setembro de 1950, Assis Chateaubriand inaugurava aquela que seria a primeira emissora de televisão da América Latina e a quarta do mundo: a TV Tupi-Difusora de São Paulo.

Os comerciais de grandes anunciantes nacionais, são hoje algo corriqueiro na televisão. É difícil imaginar essa pequena tela, que nos idos de 1950 era um luxo, cujo custo, colocando em tempos atuais, deveria como ter uma TV de 52 polegadas, influenciando decisões de compra com esse tipo de comercial. Eram outros tempos dos que apostavam no crescimento nesse veículo de comunicação que revolucionou a sociedade.

1º comercial da Coca Cola

 

1º campanha publicitária da Toddy

 

Comerciais antigos dos anos 50 aos 70

 

E olha a que foi chamada a namoradinha do Brasil, Regina Duarte, fazendo comercial para a a marca de refrigeradores Frigidaire e Fusca.

Um comentário:

  1. Claus
    Espetacular essa postagem, mostrando os instrumentos, as propagandas da época do início da TV - isso é uma relíquia sem tamanho.
    O Assis Chateaubriand foi um desses jornalistas extraordinário, de visão, imagina fundar e implantar a quart emissora de TV n o Mundo. Ele foi o nosso "Pelé em muitas coisas". A TV Tupi foi um marco em nossa história. Aqui em Blumenau quando começamos apegar sinais de TV por volta de 1966, era a TV Paraná que transmitia a Tupi, era algo extraordinário para a época.
    Depois em 1 setembro/1969 entrou no ar a pioneira TV Coligadas Canal 3 de Blumenau, que começou a transmitir a globo.
    Parabéns Claus, por este resgate histórico importantíssimo.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir