quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Plantando arte nos arrozais do Japão.

O oriente nos inspira pela sua organização e inteligência. No post de hoje, um projeto que surgiu em 1983 como um projeto de revitalização nas reuniões das associações locais, de pequenos vilarejos japoneses.

As diferentes variedades de arroz crescem juntas das outras para criarem obras magistrais. Nos primeiros nove anos, os trabalhadores destes municípios juntamente com os agricultores locais ampliaram um desenho simples do Monte Iwaki a cada ano. Mas suas idéias foram ficando mais complexas e atraíam mais e mais atenção.
Em 2005, os acordos entre proprietários de terras permitiram a criação de enormes espaços de arte com o seu cultivo de arroz. Um ano depois, os organizadores começaram a utilizar computadores para desenhar com precisão cada parcela na plantação das quatro variedades de arroz de diferentes cores que dão vida às imagens.

Para a criação dos desenhos, os agricultores não usam tinta. Em vez disso, utilizam o cultivo de arroz de cores diferentes, que foram estratégicamente dispostos e semeados no campo de arroz irrigado.

Quando chega o verão e as plantas crescem, as ilustrações detalhadas começam a emergir. Um guerreiro Sengoku em seu cavalo foi criado a partir de centenas de milhares de plantas de arroz.


As cores são criadas pelo uso de variedades diferentes. Esta foto foi tirada em Inakadate-Japão.


O Napoleão em seu cavalo podem ser vistos de aviões. Foi plantado com precisão e planejado durante meses pelos agricultores locais.

E ao longo dos últimos anos, outras aldeias se uniram com os desenhos da planta. Outro famoso local de arte em casca de arroz é na cidade de Yonezawa, na província de Yamagata.

Este ano, o projeto mostra a ficção do século 16, guerreiro samurai Naoe Kanetsugu e sua esposa, Osen, cujas vidas fizeram parte de uma série de televisão: Tenchijin.

Este ano, várias obras de arte apareceram em arrozais de outras zonas agrícolas neste país, como a imagem de Doraemon e Cervos Dançantes.

Mas afinal com fazem essas incríveis e vivas obras de arte?

Primeiro os agricultores delineiam os contornos utilizando o arrozeiro roxo e amarelo Kodaimai junto com suas folhas verdes de Tsugaru, uma variedade romana, para criar estes padrões de cor a tempo entre o plantio e a colheita em setembro. Deste nível do solo, não é possível visualizar os desenhos. Os espectadores têm de subir a torre de castelo do município para obter uma visão ampla da obra. Aproximando a imagem, pode-se ver o cuidado que tiveram ao plantarem milhares de pés de arroz.

 
Os murais em Inakadate cobrir 15.000 metros quadrados de arrozais. A partir do nível do solo, os projetos são invisíveis, e os espectadores têm de subir a torre de castelo zombar do escritório da vila para obter um vislumbre do trabalho.

Veja nesse vídeo, como é impressionante o seu crescimento:

Esse post foi inspirado por um email enviado por Dieter Berner, tendo como fonte de dados o site ingles Daylmail

Nenhum comentário:

Postar um comentário