sábado, 19 de fevereiro de 2011

O som parece de fantasma, mas é o incrível Theremin

Se você é que nem eu, que nunca tinha ouvido falar em Theremin, para nós será uma novidade. Esse instrumento não tem teclas nem cordas, mas 2 antenas. A música sai dos seus movimentos, e em certos momentos parece até meio fantasmagórico. Mas ouvir e saber como o som é produzido, começa aos poucos a nos fascinar.

O teremim é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos. Foi inventado em 1919 pelo russo Lev Sergeivitch Termen (conhecido também pela forma francesa do nome: Léon Theremin). Ele é o único instrumento que não precisa de nenhum contato físico para produzir música pois é executado movimentando-se as mãos no ar.

Apresentado pelo próprio inventor em 1920, o instrumento opera através do princípio da produção de efeito heteródino em dois osciladores de frequência radiofônicos e consiste de caixa com duas antenas externas, uma que controla a altura, e outra, o volume, ao redor das quais o músico movimenta suas mãos para produzir som. O teremim também tem versões com teclado e com espelho, como o dos instrumentos de corda.


Veja como funciona, nessa ótima explicação de Bianca Jordão





Aqui uma apresentação do próprio inventor, o russo Lev Sergeivitch Termen





Uma das maiores intérpretes do instrumento, foi Clara Rockmore e no vídeo abaixo ela toca "O cisne" de Saint-Saëns





Aqui Randy George interpreta "A lenda de Zelda"



e "Luar"





E olhe em terras Tupiniquins, a grande rainha do rock Rita Lee, que em sua época de Mutantes fez junto com a banda várias experiências musicais eletrônicas. Mas nessa, ficou um solo meio estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário