quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Darth Vader em Blumenau

Darth Vader

Aconteceu na última sexta-feira e sábado (dias 26 e 27) de Agosto no Teatro Carlos Gomes o evento SeniorTec 2011. Ele é promovido pela Sênior Sistemas para colaboradores e convidados, que tem como objetivo promover o compartilhamento de idéias e conhecimentos, por meio de palestras focadas em tecnologia e inovação.

Este ano o tema do evento foi o grande sucesso do cinema, a serie de filmes “Star Wars”, onde a maioria dos palestrantes utilizou o visual da série para ilustrar as apresentações e também alguns apresentaram suas palestras vestidos de Jedis. Tivemos ainda a ilustre presença de Darth Vader e seus soldados StormTroopers que fizeram as suas graças por lá. Temática muito bem escolhida, não poderia haver um tema mais nerd para um evento de tecnologia.

Observação: se você ainda não assistiu Star Wars, aconselho a fazê-lo urgentemente, você não sabe o que está perdendo, um filme com uma história realmente boa, personagens excelentes, você não pode perder, mas isso é história para outro post. Mas vamos ao que interessa.

Os temas abordados no primeiro dia de SeniorTec foram os seguintes:

Cidades Inteligentes, Mobilidade e Cloud Computing.

Utilizar o conhecimento para o desenvolvimento de melhorias sociais foi a temática da palestra do executivo responsável pelo desenvolvimento de negócios da IBM para a região sul do Brasil, Antônio Carlos Canova. A apresentação “Smart Cities” mostrou modelos para cidades mais inteligentes. O principal exemplo utilizado pelo executivo foi o Centro de Operações da cidade do Rio de Janeiro, onde por meio de telões é possível visualizar as informações de todos os serviços públicos de maneira integrada, facilitando a tomada de decisão.

De acordo com Canova, a reflexão da IBM é de que, com o mundo cada vez mais instrumentalizado e interconectado, cabe às pessoas a função de executar as mudanças para tornar o planeta mais inteligente. Aos profissionais da área de tecnologia, o executivo aconselha uma análise cuidadosa do tema. “O profissional deve se perguntar: Como cidadão, o que eu posso fazer com a tecnologia para melhorar o modo de viver?”, observou.

O executivo analisa que cidades médias já contam com tecnologia em alguns serviços, entretanto, na maioria das vezes, eles são controlados de forma isolada. A tendência, segundo ele, é que haja mais integração dos serviços como forma de tornar eficaz a gestão pública. O vídeo abaixo foi exibido na palestra e apresenta reflexões sobre a utilização da tecnologia para facilitar o dia a dia nas cidades:



 

Tendências

Mobilidade e cloud computing foram outras tendências debatidas em palestras no primeiro dia do Seniortec. O CEO da Trevisan Tecnologia, Alexandre Trevisan, apresentou o cenário da utilização de dispositivos móveis no Brasil. Segundo ele, até o mês de julho de 2011, o país contava com 217 milhões de usuários de telefonia móvel, sendo que 20% já utilizam internet no celular. O executivo informou que em breve, de acordo com pesquisa do instituto Gartner, o celular será a forma primária de acesso à internet.

O especialista em desenvolvimento da Microsoft Rafael Godinho apresentou o cloud computing como uma das grandes tendências da indústria da computação para os próximos anos. Ele mostrou padrões e cenários para a utilização da tecnologia. O cloud computing é indicado quando há variação na carga de uso dos aplicativos, de acordo com determinado período. Maiores detalhes no blog do Rafael.

 

Mídias sociais, Análise de qualidade e Inovação marcaram o segundo dia:

Presença nas mídias sociais, análises da qualidade de softwares e reflexões sobre formas de inovar foram temas discutidos nas palestras do segundo dia do Seniortec.
O compartilhamento de conteúdo em mídias sociais foi a temática da palestra “Share or Die” do consultor-chefe da Humantech Gestão do Conhecimento, Celso Ricardo Salazar Valentim.

O especialista apresentou tendências e exemplos do que fazer e do que não fazer nas redes. Segundo ele, a soma de cada usuário executando uma ação com o mesmo foco e objetivo faz a diferença. “Não dá para entender o modelo social antes de participar dele”, assegurou. Houve ainda uma rápida homenagem aos participantes que twittavam a hasgtag #seniortec durante o evento, mostrando no telão os perfis dos participantes que mais utilizavam a rede para propagar o evento, inclusive mostrando o perfil da pessoa que vos escreve este texto agora. Muito boa palestra mostrando que as redes sociais são importantes sim e devem ser levadas a sério, pois possuem uma rapidez na propagação da informação e só dependem da vontade alheia para rodar esta informação. Celso ainda fez uso de uma frase que chamou a atenção de todos “Ser social antecede ser digital”, Pense nisso!

Na área de Qualidade o palestrante José Correia, diretor-presidente da Iterasys, consultoria e centro de treinamento brasileiro em teste de software e garantia da qualidade, mostrou as principais práticas para garantir a qualidade dos softwares. O especialista mostrou premissas para garantir a qualidade dos produtos. “Temos que entender o que mais afeta o cliente, dependendo de sua área de atuação. Cada empresa tem algo mais importante a ser testado”, afirmou.

E para encerrar o evento, uma das palestras mais comentadas do SeniorTec foi a palestra:

 

Cultura de inovação: reaprendendo a inovar”

Por que é tão difícil inovar? O consultor de inovação da GAD’Innovation, Charles Bezerra, trouxe na mudança do modelo mental convencional a oportunidade para inovação. Segundo ele, com a Revolução Industrial, o poder saiu das pessoas e foi para os processos. Para Bezerra, empresas inovadoras estão interessadas nas perguntas. “É preciso rever a maneira de pensar”.

O palestrante ainda focou sua apresentação na questão da mudança de pensamento, levando a todos que pare fugir do tradicional muitas vezes precisamos pensar como crianças, parafraseou “Alguns projetos só consigo resolver pensando como criança, pois elas não têm preconceitos na cabeça, são puras”. Com certeza foi a melhor palestra do evento e serviu para alertar as empresas que devemos estar sempre inovando, pensando um passo a frente do que os olhos podem ver, palestra totalmente excelente.

 

Leonardo AmaroLeonardo E. Amaro

Analista de Qualidade na Senior Sistemas

 

 

-------------

A Senior é uma das maiores desenvolvedoras de software para gestão empresarial do Brasil e tem sua sede aqui em Blumenau. Em função do evento, pedi para o Leonardo que é funcionário da empresa, por isso esteve presente lá, nos passasse um resumo do que aconteceu lá. Obrigado por aceitar prontamente a idéia e a rapidez com que me retornou o texto. Claus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário