sexta-feira, 16 de setembro de 2011

As casas na pedra de Monsanto

A aldeia mais portuguesa de Portugal, um título que a Vila de Monsanto ganhou em um concurso nacional em 1938, tem suas casas espremidas entre rochas enormes. Aliás, dá até para dizer que vivem em perfeita simbiose, uma fazendo parte da outra. Aos poucos a população foi esculpindo suas ruas nesse terreno acidentado. E por isso mesmo, seu acesso através de transporte público é bem dificil.

monsanto12

monsanto13

Construída em pedra de granito ela se situa no nordeste da região de Idanha-a-Nova e no Clique para ampliarseu ponto mais alto o pico atinge 758 metros. A presença humana neste local data desde o período paleolítico e o sopé do monte chegou a ser habitado pelos romanos. Também existem vestígios da passagem visigótica e árabe. Os mouros seriam derrotados por D. Afonso Henriques e, em 1165 Monsanto foi doado à Ordem dos Templários que sob orientações de Gualdim Pais, mandou construir o Castelo de Monsanto. O Foral foi concedido pela primeira vez em 1174 pelo Rei de Portugal e retificado, sucessivamente, por D. Sancho I (em1190) e D. Afonso II (em 1217).

 

Monsanto11

Monsanto9

Monsanto1

Monsanto7

Nesse primeiro vídeo, um cinegrafista amador registra cenas muito interessantes, que nos dão a impressão de estar passeando pelas ruas de Monsanto.

Fonte: My Modern Met | Dados: Wikipedia

Um comentário:

  1. Caro Claus.
    Sou João Paulo Meneses, editor do online da TSF;
    Na sequencia deste trabalho http://www.tsf.pt/multimedia/Galeria/?content_id=3802517&PageIdx=1 procurei outras casas na rocha e encontrei o seu excelente trabalho. Se nos permitir, vamos usar algumas das suas fotos com o devido crédito.
    Obrigado

    ResponderExcluir