quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O mundo em uma praça

Isso não é uma pintura, pelo contrário, bem real e natural. Essa é uma obra de arte feita de areia, gramado e árvores pelo artista francês François Abélanet que lhe deu um efeito tridimensional. Ele queria mostrar a importância das árvores e da relação homem-natureza no meio urbano. Repare na proporção das pessoas que estão na parte de cima do globo com o tamanho da calçada embaixo, em primeiro plano.

quicroire01

Nas imagens abaixo, você vai começar a entender melhor a forma com que ela foi fotografada. Esse globo não é tão grande assim, mas é o ângulo da foto que fez toda a diferença.

quicroire04

O projeto chamado “qui croire?” (Quem acredita?) tem 100 metros de comprimento e precisou de 1,2 km² de gramado, 300 m² de cobertura vegetal e 650 m³ de areia e palha para sua produção. Ele envolveu cerca de 90 pessoas com a sua instalação ao longo de cinco dias.

quicroire03

Nessa foto em um plano de visualização diferente, dá para perceber que a sua extensão, faz com que a pessoa fique pequena por estar distante.

quicroire02

A obra ficou instalada até 15 de julho desse ano na frente da histórica prefeitura de Paris, centro da vida política e social desde 1500.

François Abélanet comenta:
"Vivemos em um mundo onde se ouve os debates de ecologistas, cientistas, fabricantes ... Eu simplesmente queria notar o problema da árvore e convidar as pessoas a questionar o lugar que ela, a natureza e o meio ambiente têm em suas vidas. "

 

Fonte: Designboom

Nenhum comentário:

Postar um comentário