quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A incrível e prática estrutura QuaDror


O QuaDror é composto por quatro peças em forma de L que devidamente montados podem ter múltiplas aplicações como por exemplo um cavalete, bem como estruturas de apoio e até pontes. O objetivo do inventor foi usar sua forma em muitas áreas diferentes, integrando-a na arquitetura, desenho urbano e até a filantropia.

O interessante, é que quando o Designer industrial Dror Benshetrit criou o projeto em 2006, foi tudo sem querer. Na verdade ele estava pesquisando um projeto para moldura em  um lustre quando se deparou com a criação de uma estrutura na qual viu um potencial enorme.

Apelidado de QuaDror, a estrutura nada mais é do que 4 peças idênticas em forma de L, com a ponta de cada pedaço cortada ligeiramente para o mesmo ângulo de 15 graus. As triangulações são sempre opostas. Isso quer dizer que você tem um "V" de um lado e um "A" no outro, de modo que seus suportes estão em constante tensão. Outro detalhe importante, é ele sempre estar paralelo ao chão (os ângulos de 15 graus são uma auto-correção) de modo que você pode empilhá-los. Em termos de carga de compressão, é quase tão resistente como um bloco. Você pode usar pedaços finos em forma de L para fazer cavalete e os mais grossos para um objeto sólido.

Nesse vídeo você pode ver essa incrível estrutura e suas múltiplas aplicações a partir de simples encaixes. Um projeto que parece simples, mas fruto de uma engenharia de ângulos que poderá fazer muita diferença.




Nenhum comentário:

Postar um comentário