Parece um papel de alumínio, mas na verdade é uma barulhenta criação da universidade Britânica Warwick onde seus pesquisadores desenvolvem um alto-falante tão fino quanto um papel.
Para que serve? Já que é tão finos (0,25mm de espessura) e flexível, pode ser utilizado em paredes (por detrás de um papel de parede ou pintura, por exemplo) ou ambientes de grande circulação, como num terminal de passageiros!
Nos alto-falantes tradicionais as ondas sonoras são emitidas em todo o ambiente. Já o novo invento converte sinais elétricos em ondas sonoras (similar aos alto-falantes convencionais) mas as direciona perfeitamente para um ponto especifico. Segundo os pesquisadores, o volume e a qualidade do som não se deterioram tão facilmente quanto os convencionais.
O lançamento é previsto para 2009, mas ainda depende de uma série de negociações com inúmeras companhias, para sua produção em massa.
Agora montar nosso home theater em casa poderá ser pensado no projeto inicial da construção da casa, já que a própria parede servirá de alto-falante, e o melhor, sem fios espalhados por aí (com o devido cabeamento). Outra vantagem é que o equipamento consume muito menos energia.
Fonte: University of Warwick
Nenhum comentário:
Postar um comentário