sábado, 25 de setembro de 2010

Ostracismo cultural

livro-1

O que se faz em uma tarde de sábado? No cristianismo, Deus escolheu esse dia para levantar os pés sagrados na rede celestial e tirar a merecida soneca após fazer o mundo. Por ironia é o meu dia da criação. Mergulho fundo pelos horizontes de um livro, pela visão de um diretor e seu filme, pela ressonância magnética de uma música que te lê por dentro e talvez ainda deixe um gostoso afago na alma. Bem, daí começo a colocar alguns textos meus em dia, navegar, twittar o que acho de interessante no meio do caminho.

E daí você me pergunta: mas você não sai?? Cadê o mundo social? Bem, se tiver um bom programa, conhecer lugares novos, estar com as pessoas certas, almoçar em alguma boa dica lida/ouvida/comentada sempre vai bem. É que depois de uma semana corrida (e parece que correm cada vez mais rápido), você quer desligar o motor mente um pouco e deixar suas janelas abertas. liberdadeEstar sensível é uma necessidade, porque a cada toque que dá com a arte, acontece uma troca de energias.  Ela suga aquela parte ruim e te nutre com a boa. Parte ruim?? Arte?? Deixa explicar. Quando você assiste um filme de guerra, drama, um romance lindo ou lê um livro .. enfim … gostamos de nos entreter com algo que nos emocionamos. Seja o choro, a alegria, o suspense, eles em si, podem ser ruins na fluência dos acontecimentos dos personagens. Mas nos abastecem com o efeito da catarse, purificando e restabelecendo nossos equilíbrios.

churrasco_carioca

E no domingo, nada melhor que preparar aquele churrasco, ao sabor de uma geladinha borbulhando de gravata espumada sobre a mesa, e muita conversa boba solta no ar. É!! Conversa séria já chega durante a semana. Ver as crianças brincando ao redor, que vem ciscar um petisco de coraçãozinho ou lingüiçinha. Parece que foi um dia feito para recomeçar mesmo. Depois vem o passeio da tarde, revendo amigos e parentes. Ok, estou sendo normal. Bem há coisas diferentes que podem nem te dar a metade desse mesmo prazer. Mas, não tarda muito e a música do Fantástico vem anúnciar com suas trombetas eletrônicas do jingle, que chega ao fim o final de semana.

Fica a pergunta: você aproveitou para estar pronto para os desafios da semana? Enquanto a sexta a noite começa, o sábado vai transcorrendo e o domingo acontecendo, não esqueça de responder SIM em ações para esssa pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário