quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ver um navio no estaleiro é muito legal. Mas ... e colocar ele na água?

Durante séculos eles foram o único meio de transporte usando a relação custo X benefício X tempo para a comunicação e transação inter-continental. Ainda hoje, o transporte marítimo é o meio mais utilizado para as mercadorias de todo mundo pararem nos depósitos das grandes indústrias, seja em máquinas, insumos ou nas prateleiras da lojinha na próxima esquina.

Quando eu passo ao lado de um estaleiro, me fascina ver aquela enorme estrutura sendo construída, chapa a chapa, madeira a madeira, máquina a máquina. Toda a complexidade envolvida em sua vedação, engenharia naval, acomodações, espaço para armazenagem ...enfim. Recebi um email mostrando um navio sendo colocado na água aí resolvi pesquisar o que mais encontrava.

Na verdade, não me arrisco a tecer muitos comentários sobre construção de navios, já que não domino o assunto. Mas o que achei interessante compartilhar, são esses vídeos, infelizmente os primeiros sem muita resolução, que mostram desde sua construção assim como alguns sendo colocados na água.




Florida/USA


Navegantes/SC


Triunfo/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário