quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dia de comemorar o sacrifício.

Hoje coincidem duas datas importantes: uma para o calendário mundial dos países de tradição cristã e outra para nós brasileiros. Como tudo na história do nosso país é mal registrado e preservado, acabamos conhecendo muito pouco do que aconteceu com os inconfidentes. Há poucos dias saiu nos veículos de comunicação a descoberta de ossadas na África, para onde foram enviados alguns inconfidentes, desaparecidos a séculos.

Mas não quero me alongar em falar sobre história. Gostaria de homenagear pessoas como Tiradentes que sacrificam suas vidas em troca da qualidade das outras. Pessoas, que procuraram uma luz para seus povos. Hoje leio na timeline do twitter muitos protestos sobre ações em nível municipal e federal. Corrupção, violência, sistema de saúde à beira da falência e nós quietinhos, aceitando tudo como cordeiros raivosos que soltam uns murmúrios virtuais.

Independente se você acredita ou não, mas Jesus enfrentou a classe dominante dos judeus e não usou violência. Tinha linhagem nobre, segundo apontam vários estudos. Gandhi, libertou a Índia da escravidão e arrogância do império britânico, ao sacrifício de muitas vidas, mas com atitudes de paz. Era um advogado formado nessa mesma Inglaterra. Poderia ter tido uma carreira excelente.

Tiradentes tem uma trajetória profissional interessante, que vai mais do que simplesmente ter sido um auxiliar de dentista, pelo qual ficou conhecido. O fato de não ter influência econômica o condenou à forca, tendo seus bens confiscados e a sua casa queimada. Outros mais poderosos que faziam parte da inconfidência, foram “apenas” açoitados em praça pública. Mas é ele que não morreu, por virar herói nacional e ficar para sempre na história do país.

 

É uma pena que a independência, já incomodando a família real, só aconteceu após Dom Pedro I receber uma carta de sua corte, lhe tirando o privilégio de governar essa grande colônia. É sobre esse período de nossa história, que trata o livro “1822” de Laurentino Gomes (já tinha lido “1808”) que aborda o período da independência, com uma riqueza de detalhes dessa data tão importante para nosso país e outrora, a poderosa Portugal.

Hoje é um dia para comemorar a luta pela liberdade. Um momento para refletir, o quanto podemos fazer diferença, desde que acreditemos em nossos ideiais, inclusive a decência de ter um país digno, sem corrupção. Venha, vamos no mexer por esse fantástico país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário