sábado, 16 de julho de 2011

A jornada da purificação

No ocidente, temos o período da Páscoa, onde acontecem grandes romarias pelo mundo, mas nada se compara à “Hajj ou Hadj (árabe:حج). Esse é o nome dado à peregrinação realizada à cidade santa de Meca. É considerada como o último dos "Cinco Pilares do Islã" (arkan), sendo obrigatória, pelo menos uma vez na vida, para todo o muçulmano adulto, desde que este disponha dos meios econômicos e goze de saúde. Cerca de dois milhões de pessoas de todos os pontos do planeta realizam anualmente o Hajj.

O Hajj só pode ser feita uma vez por ano, entre o oitavo e o décimo dia do mês de Dhu al-Hijja, o último mês do calendário islâmico. Se a peregrinação a Meca ocorrer em outra época do ano, ela é chamada de Umra; que é considerada uma boa ação, mas não substitui o Hajj. A Umra é também conhecida como a "peregrinação menor". Difere em relação ao Hajj ao nível dos ritos: a Umra inclui apenas os ritos realizados na Grande Mesquita de Meca.

No vídeo abaixo, uma visão acelerada do volume de pessoas que foram à Meca ano passado, mostrando a incrível movimentação humana nesse período.

Fonte do texto: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário