segunda-feira, 25 de julho de 2011

O problema que virou solução

Cases de marketing que geraram mudanças de atitude estão entre os meus preferidos. Esse em especial, mudou o conceito de compras, estimulando um novo comportamento em uma sociedade oriental, tão diversa da nossa.

A Coréia do Sul é um mercado único. A Tesco queria crescer nesse país onde até então ocupava a vice liderança entre os maiores varejistas. Foi feito um estudo sobre o estilo de vida dos coreanos, onde identificaram que o povo é um dos 2 países que mais trabalham duro do mundo! Para eles, fazer compras no supermercado uma vez por semana é uma tarefa assustadora porque tira muito tempo. Grandes redes como Wallmart e Carrefour já tinham tentado entrar nesse mercado, mas acabaram desistindo.

Tesco metro

A estratégia foi bem “simples”: se eles não tem tempo de ir ao supermercado, a Tesco irá até à casa das pessoas. Mas tinha mais um detalhe: a missão era ser a número 1, sem aumentar o número de lojas. Assim espalharam a publicidade em locais de grande circulação de pessoas, como o metrô, e trocaram até o nome “Tesco” para “Homeplus”. O cartazes colados nos vidros da estação, simulavam uma pratileira de supermercado e junto com cada produto seu código QR.

Na Coréia do Sul há uma das maiores concentrações de smartphones por habitante no mundo. A máquina fotográfica o registrava o código QR, onde então preço/produto eram identificados (tal qual o código de barras), e através de um software no smartphone, o pedido é enviado para a central on line, que encaminha as compras para o cliente a partir do momento que chegasse em casa.

tesco estrategia

Resutado? O número de novos membros registrados no sistema aumentou em 76%, e as vendas on-line aumentaram 130%. Uma grande estratégia tecnológica.

Fonte: I believe in ADV

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