Ultimamente só ouvimos falar desse incrível país, por causa da violenta repressão do presidente al-Assad aos protestos que pedem mais liberdade e democracia. Muito sangue já sujou essa antiga terra, especialmente na capital Damasco, reconhecida como uma das cidades mais antigas continuadamente habitadas do mundo.
A Síria possui uma história muito antiga, desde os arameus e assírios, marcada fortemente pela influência e rivalidade de Mesopotâmia e Egito. Depois de ser ocupada pelos persas, ela foi conquistada por Alexandre III da Macedónia. Aliás, por isso o oriente médio exerce um certo fascínio em mim.
Em vez da guerra e dos protestos, esses 2 vídeos captam imagens do dia a dia de seu povo pela lente de Ruslan Fedotow, que andou por lá em agosto de 2010 e em fevereiro desse ano. Ruínas, mesquitas, chás, vielas, crianças, construção de barcos, o pão sírio, amigos jogando e até uma Santa Cristã, nos permitem um olhar profundo em 5 minutos dessa sociedade rica em costumes.
No vídeos não há um texto, apenas as imagens captadas de forma sensível e porque não dizer: artística. Parece uma sequência de quadros pintados que respiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário