terça-feira, 6 de julho de 2010

Hoje passei na frente da Livraria Alemã e .... cadê ela?

Como anunciado, ela está fechada desde o dia 30 de Junho, depois de 60 anos. Aquela vitrine da Mega store que durante anos me abastecia dos novos conceitos de marketing e administração, estava branca, com papéis que mais pareciam olhos de um morto.

Assim como essa ex-potência comercial blumenauense no estado de Santa Catarina, foram tantas outras grandes empresas que hoje só sobrevivem na memória das imagens e lembranças. Fica a pergunta nada fácil de responder: como é possível? Levando em conta esse segmento específico, como é possível competir com as grandes livrarias on line? Por ironia, a Livraria Alemão foi uma das primeiras a ter comércio eletrônico em Santa Catarina. Mas ... e o ponto? Lá tinha estacionamento, era área central ... mas ... não fazia mais parte daquele tráfego normal do pedestre que hoje tem o ponto de ônibus longe, tem a sinaleira que exige o triplo de atenção já que é uma curva e tantos outros fatores.

Assim também foram os cinemas de rua (Bush, Blumenau, Mogk), que não conseguiram competir com o do Shopping, muito mais prático e seguro. Como sempre, são os fatores humanos que definem um sucesso ou fracasso. Segurança, conforto, acessibilidade, atração, ser bem tratado, enfim ... a lista é longa ... mas baseada nas necessidades, sempre mutantes, humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário