domingo, 25 de julho de 2010

Andróides, humanóides ou seres humanos?

A vida está sendo criada e adaptada todos os dias. O homem recria o que perde naturalmente, seja por acidente, doenças ou crime. Por não termos essa capacidade de reproduzir um órgão como a lagartixa faz com seu rabo decepado, naturalmente os cérebros humanos não pararam de perguntar: como se consegue isso?

Experimento na
Universidade de Massachusets
Nos noticiários acompanhamos com mais surpresa a criação em laboratório de pele, tecido de órgãos vitais, membros inteiros e até a implatação de uma face inteira conseguem devolver uma certa normalidade à vida. Quando se vê uma imagem do pré e pós esses implantes de faces, é assustador e ao mesmo tempo um alívio. Somos esse pedaço de carne, verdadeiro veículo enquanto temos a oportunidade de estarmos nessa nave chamada vida.


Lembro daqueles filmes, cuja visão futurista do autor, já antevia esse momento da humanidade. Mas não é só a micro biologia e genética que deram passos gigantes. Hoje temos exoesqueletos, pernas e braços eletrônicos sofisticadíssimos, com seus sensores que captam os impulsos elétricos dos nervos.

Afinal, somos criatura ou criadores? Nenhum dos 2. Somos o resultado da criação que procura criar à semelhança de nosso Criador mor, independente do que você acredita. Big bang ou religiões? A pergunta é: seremos mortais até que idade? No futuro, seremos parte engenharia (genética ou mecânica) e outra humana? Que parcela dessa última, será resultado de um crescimento normal, não manipulado? Não comentei dos implantes de micro chip no cérebro para permitir deficientes visuais a reconhecer ambientes espaciais. Lembro que todos esses avanços da medicina, sempre estarão na mira militar.

Torço eu, que jamais percamos a ética, a moral e respeito à liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário