terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Talentos locais > Nana Toledo

Nana Toledo é cantora, compositora, escritora, educadora e especialista em musicoterapia. Cresceu numa família de músicos, “sua primeira escola”. Aos sete anos, estudou piano e só depois descobriu o violão, “instrumento mais coletivo” e o canto popular, “seu instrumento de movimento no mundo”. Dona de um timbre peculiar, de uma longa carreira que acumula prêmios nacionais e estaduais, tanto na música como na educação, seu repertório abrange diversos estilos, entre eles grandes clássicos da Música Popular Brasileira. Lançou o CD “Língua Enlinguarada” e tem editado livros, voltados para o público infantil, entre eles a coleção Cantos e Encantos e Poeminhas Ecológicos.

Em 2008 editou "Fim de tarde", uma produção independente com canções próprias que misturam estilos como MPB, pop e bossa-nova e refletem a personalidade da Nana enquanto artista e ser humano. Tem parcerias com outros músicos da região sul do Brasil e participou de shows e gravações com Luiz Vicentini, Mazinho da Silva, Juliana Muller e Carlos Cajé. Atualmente, se apresenta em eventos, realiza cursos e workshops, conta e canta histórias infantis, trabalha em estúdio com produções e gravações.

Em 2009 lançou seu livro infantil “Casa dos Sentimentos” com seis histórias narradas por um menino e uma menina que revelam seus medos, alegrias, tristezas e outros sentimentos comuns a todos nós.

Neste ano editou o livro “A Fada Sonhadora” ilustrado pela argentina Sole Otero e aprovado pelo conselho municipal de apoio a cultura de Blumenau. Atualmente é sócia-diretora da empresa “Ilumina” que presta assessoria pedagógica e artística para escolas, universidades e empresas, realizando oficinas, palestras, treinamentos, além de intervenções artísticas e apresentações culturais.

Até junho de 2010 foi docente da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes em Blumenau, coordenando o núcleo de musicalização e fazendo parte do conselho artístico-pedagógico.Através do SESC ministra cursos de formação em Contadores de História e participa como contadora em seus projetos pelo estado.

No Espaço Ilumina dá aulas de musicalização, canto em grupo e danças circulares sagradas, além de promover grupos de estudos, vivências e workshops nas diversas áreas em que atua.

 

Fim de Tarde

Imaginação

 

- Você é natural de Blumenau? Sim, nasci e cresci no bairo da Velha, na rua João Pessoa. Vivo aqui com minha família.

- Você lançou "Língua Enlinguarda" e "Fim de tarde". Tem algum CD com composições novas em andamento?

Lancei o “Lingua Enlinguarada” em 2004 e ainda trabalho muito este cd em meus workshops e cursos de musicalização que ministro na região e no estado para educadores. Música infantil é assim, tem sempre crianças e adultos descobrindo este universo. O Cd “Fim de Tarde” lancei em 2008 e é muito especial pra mim. Tenho mais 2 projetos em andamento com músicas próprias e releituras de canções conhecidas, mas sem previsão de lançamento.Um deles é voltado pra infância. 

- Quais as suas músicas que mais fizeram sucesso?

Do cd infantil, a música “Imaginação” e “Já dizia a lenda” são as mais pedidas. Tem video no Youtube da “Imaginação”. A do CD Fim de tarde, as pessoas curtem “Divindade”, “Entre eu e você” e a música que dá título ao CD.

- Quantos shows fez em 2010 e quais os projetos para o ano que vem?

Este ano iniciei fevereiro fazendo shows com o Trio Mazaroppi através do SESC, mas meu foco maior foi cantar para a infância onde me apresentei contando histórias, cantando e interagindo com o público infantil. Mesclo histórias próprias e de outros autores com canções e brincadeiras.Os adultos presentes ficam encantados também, pois a narrativa é algo que envolve e aproxima.

Ultimamente tenho me dedicado mais a escrever sendo que lancei 2 livros infantis de forma independente através do Fundo Municipal de Apoio a Cultura: "Casa dos Sentimentos" e "A Fada Sonhadora", que acabou de sair do forno! Amo o universo das palavaras, seja ela cantada, falada ou escrita!

- Você suas músicas no MySpace, perfil no Facebook ... Qual foi o melhor retorno que teve da divulgação on line?

Olha, as pessoas me procuram muito no orkut e facebook para fazer contato para trabalhos, elogios, pedem dicas...também buscam meu trabalho nos meus bolgs. Agora também estou no twiter e assim a gente vai navegando e se encontarndo virtualmente! O Myspace funciona mais com músicos que me procuram, oferecem parceria e encomendam meus cds.

 

Links para conhecer seu trabalho:

www.nanatoledofimdetarde.blogspot.com

www.ilumina-edu.blogspot.com

www.nanatoledo.com/lingua

www.myspace.com/nanatoledo

Contatos: email: nana.tol@terra.com.br | Fone: (47) 3325-3419

Um comentário: